Grandes laterais direitos do futebol português nos anos 80 ? João Pinto, do FC Porto, claro. No Benfica? António Veloso. Duas respostas fáceis, lógicas e instintivas. E no Sporting? Não há mas, nem mas. Só pode ser João Luiz – com Z, com o nosso convidado faz questão de registar.
Os mais novos talvez já não se lembrem, mas João Luiz era tudo aquilo que um lateral deve ser. Muito competente a defender, muito regular, extremamente ofensivo e dono de um pontapé-canhão. João Luiz arriscava o remate de qualquer lado e deixou essa marca bem registada nos guarda-redes adversários.
O que é feito de João Luiz, que nas cadernetas e nos jornais da época aparecia como João Luís? Depois de seis anos de leão ao peito, voltou ao Brasil em 1992, foi campeão paulista pelo Palmeiras, ainda fez um ano no XV de Piracicaba e… desapareceu do radar.
O Maisfutebol localiza-o em Cosmópolis, a cidade onde nasceu e onde quis voltar. Tem 58 anos, continua cheio de saúde e a trabalhar no mundo de futebol, após um longo período a trabalhar na fábrica produtora de açúcar e álcool da sua região, a Usina Ester.
João Luiz é o convidado especial de mais um DESTINOS. Um dos grandes laterais direitos de um futebol português que já só vive na nossa memória.