Benedict Saul McCarthy, 43 anos, treinador do AmaZulu FC, a equipa-sensação na África do Sul. Benni para os amigos, glória do FC Porto. 125 jogos e 59 golos de dragão ao peito, de 2001 a 2006.

O Maisfutebol procura-o a propósito do feito europeu dos dragões em Turim, e do livre de Sérgio Oliveira que é quase uma réplica do seu em Old Trafford-2004, mas com Benni a conversa vai sempre um bocadinho mais longe.

Na pesquisa feita, rapidamente percebemos que o antigo avançado recebeu há dias o prémio para melhor treinador da liga sul-africana de fevereiro e, mais do que isso, recebeu um elogio público de José Mourinho.

Ficámos a saber também que os campeões europeus de 2004 têm um grupo privado no whatsapp e que Benni McCarthy continua a não falhar um jogo do FC Porto. O último, o de Turim, acabou-o agarrado aos candeeiros de um hotel e aos gritos, perante todos os seus jogadores. «Eles nunca me viram assim, não sabiam que eu podia ser tão doido.»

A construir uma carreira muito prometedora como treinador, Benni não esconde que a grande ambição é transportar o sucesso atual no país-natal para uma liga europeia. Se for em Portugal, ainda melhor.