A situação política e económica está complicada na Venezuela e, por isso, a frase de um jogador chileno para um venezuelano, num jogo entre as seleções sub-20, gerou polémica.

Após uma disputa com Pablo Bonilla, o chileno Nicolás Díaz virou-se para o venezuelano e afirmou: «Estás morto de fome, morto de fome».

A repercussão foi imediata e o jogador emitiu depois um pedido de desculpas, em forma de uma carta aberta, publicada pela federação chilena.

«Quero expressar as mais sinceras desculpas pela minha reprovável atitude para com o Pablo Bonilla e o povo venezuelano durante o desenrolar do jogo entre Chile e Venezuela», dizia a missiva de Nicolás Díaz, que, lembrando as relações de amizade entre os dois países, garantiu que não teve «intenção de denegrir ou insultar o povo venezuelano».

«Sem dúvida, esta triste experiência vai servir-me na carreira desportiva», acrescentou, lembrando a «responsabilidade pública» que têm os jogadores de futebol em refletir «valores como companheirismo, respeito e, acima de tudo, jogo limpo».

Mais tarde, nas redes sociais, o jogador voltou a a pedir desculpas e acrescentou: «Se respondi como respondi, foi porque Bonilla me insultou com palavras que não vale a pena repetir. São coisas que acontecem no relvado, com o calor do momento».

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quiero decirle a todos que lo que dije en el partido no lo siento de verdad. Yo y mi familia tenemos muchos amigos venezolanos y respeto muchísimo a toda la gente que ha venido a Chile a trabajar y ganarse la vida de buena forma. Si respondi como respondí, es porque Bonilla me insultó con algo que no vale la pena repetir cuando me caí en esa jugada, y en la calentura del momento son cosas que pasan en la cancha. Espero ver pronto a todo el plantel de Venezuela en el estadio para saludarlos y resolver este mal entendido. Ahora a trabajar para poder seguir peleando por un cupo en el hexagonal. De todas maneras, me da mucha pena todas las amenazas que he recibido, que ha recibido mi familia, mi hermano y mi polola. Cometí un error por cosas que pasan en la cancha y ojalá que pronto se solucione todo 🙏🏻😕

Uma publicação compartilhada por Nicolás Díaz (@nicodiaz.h) em