Os noruegueses do Viking ganharam lugar na Taça UEFA por bom comportamento. Haverá mais duas equipas a chegar à primeira pré-eliminatória da prova por via do «fair play», mas não será nenhuma portuguesa.
Portugal terminou a época no 27º lugar do «ranking» elaborado pela UEFA, portanto na segunda metade da tabela, com 7.794 pontos.
O vencedor do «ranking» tem entrada directa na Taça UEFA. Foi a Noruega, que indicou o Viking de Stavanger, a equipa mais bem comportada no campeonato local esta época. Uma equipa que não é desconhecida dos portugueses, depois de ter afastado o Sporting na primeira ronda da Taça UEFA em 1999/00.
De resto apenas os países que têm 8.000 ou mais pontos são candidatos a chegar à Taça UEFA por esta via. Nesta situação estão a Dinamarca, a Suécia, a Estónia, Alemanha, Inglaterra e Suíça, que entrarão num sorteio a realizar no domingo para apurar os dois bilhetes que restam. No caso inglês, o vencedor do «ranking» nacional foi o Arsenal, mas os Gunners vão à Liga dos Campeões e cederam o seu lugar ao Tottenham, segundo classificado.
O «ranking» do «fair play» é elaborado anualmente pela UEFA com base em critérios disciplinares, mas também factores como o jogo positivo, respeito pelos árbitros e pelos adversários, comportamento dos dirigentes e do público. Paralelamente, cada país elabora um «ranking» nacional que tem por base os mesmos critérios.