O Villarreal, carrasco do Sporting na Liga Europa, qualificou-se esta quinta-feira para os quartos de final da mesma competição, ao voltar a bater o Zenit, no Estádio La Ceramica, por 2-1, num jogo que contou com arbitragem de Artur Soares Dias.

Confira a FICHA DO JOGO

A equipa do «submarino amarelo» já tinha feito mais de meio caminho no primeiro jogo em São Petersburgo, onde venceu por 3-1, e esta noite confirmou a qualificação com mais dois golos, seguindo em frente com um resultado agregado confortável de 5-2.

O Zenit, com Luís Neto, reforço do Sporting na próxima época, no banco, assumiu as despesas do jogo, procurando retificar a derrota na primeira mão, mas encontrou pela frente um «muro» amarelo, com o Villarreal a defender, mais uma vez, com três centrais, e a responder com transições rápidas pelas alas. Numa delas, Gerard Moreno acabou por abrir o marcador, aos 29 minutos, com um remate que surpreendeu Lunev, guarda-redes da equipa russa que acabou por sair lesionado na segunda parte.

Já depois do intervalo, logo a abrir o segundo tempo, Carlos Bacca aumentou a vantagem, com uma cabeçada, a cruzamento de Gerrard. Um golo que matou definitivamente a eliminatória. A equipa russa baixou os braços e, até final, as melhores oportunidades foram do Villarreal que, esta sexta-feira, vai estar no sorteio dos quartos de final.

Mesmo a fechar o jogo, já em tempo de compensação, o Zenit marcou um golo de «despedida» assinado pelo central Ivanovic, mas os russos nem festejaram.