Kepa Arrizabalaga não é um nome fácil de dizer, mas é o nome da noite: o guarda-redes espanhol do Chelsea foi o herói da noite na conquista dos blues da Supertaça Europeia, frente ao Villarreal (veja os momentos do jogo nos vídeo acima associados).

Depois do empate (1-1) nos 90 minutos, o jogo foi para prolongamento, mas continuou com o nó bem atado. Tuchel foi astuto, trocou de guarda-redes e a ousadia deu frutos: Kepa foi o herói em Belfast.

Para primeira partida oficial da época, diga-se que não foi uma amostra nada má. O Chelsea entrou melhor, e só Asenjo e alguma ineficácia foram adiando o golo inglês. Até aos 27 minutos. Alonso descobriu Havertz, o alemão – herói da Liga dos Campeões – levantou a cabeça, cruzou para a área e Ziyech fez o resto, rematando de primeira para a baliza.

Mas este submarino amarelo não se deixa intimidar por gigantes ingleses. Não se deixou intimidar frente ao Manchester United, quando venceu a Liga Europa, e não se deixou intimidar esta noite.

A resposta foi tímida na primeira parte, mas quando Alberto Moreno atirou à barra em cima do intervalo deixou antever o que aí vinha.

O Villarreal cresceu para cima dos blues, voltou a acertar na trave da baliza adversária, obrigou Mendy a trabalhos forçados, e acabou recompensado a 17 minutos do fim, fruto de uma grande combinação entre Dia e Gerard Moreno, que o avançado finalizou com classe.

O jogo arrastou-se para o prolongamento, o Chelsea voltou a melhorar, mas não ao ponto de desfazer a igualdade. Thomas Tuchel decidiu então que ia buscar a vitória ao banco.

A poucos instantes de terminar os 30 minutos extra, o técnico alemão trocou de guarda-redes e entregou a Kepa a responsabilidade de dar a segunda Supertaça Europeia da história ao clube inglês.

E Kepa abraçou-a com tudo o que tinha. Kai Havertz até começou por falhar o primeiro penálti para o Chelsea, mas depois o guarda-redes espanhol brilhou e parou os remates de Mandi e Albiol.

Vilão na final da Taça da Liga inglesa em 2019, quando recusou ser substituído frente ao Manchester City, Kepa Arrizabalaga redimiu-se e pintou de azul a noite de Belfast. O Chelsea começa a nova época como acabou a última: a vencer uma competição europeia.