Um estudo encomendado pela fundação Laureus mostra que projectos desportivos são muito eficazes para combater criminalidade juvenil, cultura de gang e comportamentos anti-sociais.

O documento, apresentado esta quarta-feira pelo novo embaixador da fundação, André Villas-Boas, mostra que, 80 por cento dos jovens que participam em programas desportivos têm maior probabilidade de ficarem afastados dos gangues e são mais optimistas em relação ao futuro.

O estudo foi realizado em Inglaterra, em projectos da Urban Stars, programa da fundação Laureus, em Londres, West Midlands e Gloucestershire, e envolveu 250 jovens, entre os 13 e os 19 anos, alguns dos quais já cumpriram pena de prisão ou estiveram em estabelecimentos

«Acredito na forma como o futebol pode ajudar os jovens da comunidade. É óptimo ver estes projectos ajudarem os jovens a mudarem as suas vidas e tornarem-se menbros válidos da sociedade», afirmou o treinador português.

O Reino Unido gasta cerca de 4 mil milhões de euros por ano com a criminalidade juvenil e um em cada cinco jovens admitem terem estado envolvidos em acções criminosas em alguma altura.