André Villas-Boas não desperdiçou este domingo a excelente oportunidade que teve para subir à liderança da liga inglesa: depois da derrota do Liverpool em casa com o Southampton, o Tottenham só tinha que vencer para se colocar no primeiro lugar ao lado do Arsenal.

Foi uma vitória sofrida, arrancada do fundo da alma, ao segundo de quatro minutos de descontos, mas foi uma vitória muito celebrada: Paulinho fez aos 92 minutos o golo que valeu o triunfo.

Foi de resto também uma vitória justa. O Tottenham dominou sempre o jogo, esmagou em posse de bola e chegou a golear em remates à baliza. À passagem da hora de jogo, por exemplo, o Tottenham tinha nove remates enquadrados com a baliza do Cardiff contra zero do adversário.

O Cardiff reagiu na parte final, sobretudo após a entrada do nigeriano Odemwingie, teve uma excelente ocasião de golo num remate de Gunnarson por cima da baliza, mas foi só isso: o Tottenham ameaçou num remate de Kane e num desvio do isolado Paulinho, tudo isto nos minutos finais, já nos descontos marcou mesmo.

Villas-Boas celebrou à grande, claro: o Tottenham é líder em Inglaterra.

Veja aqui a ficha de jogo

Confira todos os resultados e classificação