Vinicius Belanciere, defesa brasileiro de 18 anos, chegará ao Benfica com a bênção dos padrinhos Zinedine Zidane e Enzo Francescoli. O jovem foi um dos vencedores da segunda edição do Football Cracks, um «reality show» destinado a escolher promessas e abrir as portas dos principais clubes europeus.

No domingo, o brasileiro (conhecido como Vini) foi o segundo elemento seleccionado. Após seis semanas de trabalho intensivo em Espanha, na derradeira fase de um processo de selecção que teve 50 mil candidaturas, o jovem conquistou o direito de treinar duas semanas no Benfica.

Armando Carneiro, director do Centro de Formação do Benfica, participou na gala final e salientou a evolução do defesa de 18 anos ao longo do concurso. O dirigente explicou que Vini treinará com os sub-19 encarnados.

O programa Football Cracks reuniu promessas de todo o Mundo, com o mexicano Diego a conquistar a preferência da maioria. Como prémio, irá fazer a pré-época no Castilha, equipa B do Real Madrid.

O orgulho de Iacanga

Vinícius Augusto Bilanciere celebrou o seu 18º aniversário em Março. Ao longo das últimas semanas, deixou a população de Iacanga colada à televisão, torcendo pelo sucesso do seu menino.

Curiosamente, o jovem defesa cresceu na Escolinha de Futebol da Prefeitura de Iacanga, sob o comando técnico de João Carlos Lopes (Bugre), antigo jogador de clubes como o Beira Mar e a União de Leiria.

Em 2010, o central embarcou para Espanha, com destino aos escalões de formação do Elche. Entretanto, inscreveu-se no concurso e foi feliz. Privou com Zidane, desenvolveu-se e garantiu um lugar no pódio. Agora, tem a promessa de treinar no Benfica. Se convencer os responsáveis, pode mesmo assinar contrato.

O jogador espera trabalhar com o plantel às ordens de Jorge Jesus, embora o destino previsto sejam os sub-19. «Sabemos que o Benfica está na Suíça mas a expectativa é ele treinar com o plantel quando eles voltarem. O Vinícius era um avançado que entretanto foi recuando até se assumir como defesa-central. Tem muita qualidade», garante ao Maisfutebol Carlos Cardozo, jornalista de Iacanga que tem acompanhado o tema.

Na localidade, houve festa rija. Os pais do jogador nem sabem lidar com a situação. «Olhe, é uma alegria tremenda para nós. O Vinícius está em Espanha e dá próxima vez que me ligar, eu peço-lhe o número para passar para o senhor», promete-nos a mãe, Doraci.

Português no Siena

A final do Football Cracks teve sabor português. O mexicano Diego foi o grande vencedor, rumando agora ao Real Madrid Castilla. O brasileiro Vini recebeu o segundo prémio, um convite para treinar no Benfica, enquanto o português Edson terá uma oportunidade no Siena de Itália.

Edson Silva, jovem de 18 anos, também deixou excelentes indicações ao longo do programa e ficou na terceira posição. Segue-se uma estadia no Siena, clube que disputa a Série A de Itália. A novidade foi anunciada por Morientes.

Depois do sucesso televisivo, a dura transição para a realidade. Veremos como será o futuro.









[artigo actualizado]