O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA aplicou uma pena de exclusão do Euro 2016 à Rússia, suspensa até ao fim do torneio. Se voltarem a registar-se incidentes com adeptos no estádio, como aconteceu frente à Inglaterra, a seleção russa volta para casa.
Em causa está o que se passou no estádio Velódrome no final do jogo, quando adeptos russos investiram sobre adeptos ingleses, causando enorme confusão nas bancadas.
A UEFA diz que estavam em causa acusações de distúrbios do público, uso de material pirotécnico e comportamento racista. O Comité frisa que as decisões dizem respeito apenas ao que se passou dentro do estádio e não a vários confrontos que aconteceram na cidade de Marselha nos dias que antecederam o jogo.
A Federação russa foi penalizada com uma multa de 150 mil euros e ainda com a exclusão suspensa. Essa suspensão, diz o comunicado da UEFA, «será levantada se acontecerem incidentes de natureza similar dentro do estádio em qualquer um dos jogos que a Rússia ainda dispute» no Euro 2016.
A decisão é passível de recurso.