O presidente da comissão de arbitragem, Vítor Pereira, ainda não tem «conhecimento oficial» de que João Ferreira recusou apitar o Beira Mar-Sporting, mas assegura que a realização do encontro não está comprometida: «Vou agora tomar conhecimento de todo o processo. Vamos ver o que está em cima da mesa e decidiremos em conformidade. [Jogo pode estar em risco?] De jeito nenhum. Temos a obrigação de assegurar a competição. Existem regulamentos que prevêem este tipo de circunstâncias e que permitem que a competição seja salvaguardada.»

Vítor Pereira, que chegou a Lisboa ao final da tarde, foi confrontado com as queixas dos sportinguistas. O dirigente explicou que teria de «saber em que moldes foram feitas as afirmações», para poder avaliar a posição tomada por João Ferreira: «Quando as críticas têm efeitos positivos e construtivos são bem-vindas e trabalhadas por nós. Queremos melhorar. Quando visam pressões e hostilidades vemos com desagrado. Sobre este caso em concreto, neste momento, não posso dizer mais nada.»

Questionado sobre a possibilidade de outros juízes se recusarem a apitar, Vítor Pereira apontou que «neste momento, é prematuro traçar cenários dessa natureza», acrescentando que vai «garantir que a competição decorra com o máximo de normalidade e qualidade».

A segunda jornada da Liga arrancou esta sexta-feira e já existem casos à volta da arbitragem: «Foi um começo mau. Vamos esperar que, tal como no ano passado, o final seja melhor.»