O V. Guimarães selou formalmente a presença nas competições europeias com a vitória sobre o Boavista no domingo (2-0), ao garantir que não ficará abaixo do sexto lugar. O que confirma de caminho que o sexto classificado terá acesso à Liga Europa.

Isso acontece agora independentemente de qual for o resultado da final da Taça de Portugal entre V. Guimarães e Benfica. Como os dois finalistas já têm a qualificação assegurada por via do campeonato, o lugar europeu reservado à Taça de Portugal sobra para o sexto classificado, como tem acontecido nas últimas temporadas.

O V. Guimarães tem de resto nesta altura duas vias para chegar à fase de grupos da Liga Europa, reservada a apenas um clube português: se for quarto, como é nesta altura, ou se ganhar a Taça. Os outros dois lugares portugueses na prova, recorde-se, apenas dão acesso à terceira pré-eliminatória.

Nesta altura é o Marítimo o clube nessa posição, com 47 pontos, mais cinco do que o sétimo, o Rio Ave, e a quatro do quinto, o Sp. Braga.