O Guimarães garantiu hoje a contratação de Águia, defesa-esquerdo do Caçadores das Taipas, da III Divisão, por três épocas e meia. Durante a semana o assunto foi debatido entre Pedro Xavier, vice-presidente para o futebol profissional do Vitória, a direcção taipense e o próprio jogador.  

Depois de o Guimarães ter assegurado, no decorrer do dia de ontem, a contratação do avançado Sion, hoje o sector esquerdo da defesa foi reforçado com um jogador formado na escola vitoriana. Aos 23 anos, Águia representava o Taipas, equipa do Concelho de Guimarães, e o acordo para regressar ao clube onde deu os primeiros pontapés foi fácil de consumar.

 
Águia deixou o Guimarães na época de 1994/95, após ter cumprido dois anos como júnior. Representou o Vieira, da III Divisão, transferindo-se na época de 96/97 para o Taipas. Na temporada transacta, apesar da descida de divisão da sua equipa, revelou-se como um dos melhores elementos da equipa. O mais recente jogador do Guimarães é dono de um pé esquerdo fortíssimo e é especialista na cobrança de bolas paradas. 

Com contrato com o Taipas até 2002, Águia permitiu ao seu anterior clube um encaixe financeiro pouco significativo, garantiu fonte próxima do clube verde e branco, apesar dos montantes não terem sido revelados. Ficou também agendado um jogo de cariz particular entre os dois clubes a realizar-se na próxima época. 

Águia irá apresentar-se nos treinos do Guimarães na próxima segunda-feira, mas sábado ainda irá cumprir o último jogo com a camisola do Taipas, defrontando o Mirandês, em jogo a contar para a III Divisão, Série A.  

Sobre o ingresso no Guimarães, o defesa-esquerdo disse ao Maisfutebol «estar muito contente por regressar a casa», admitindo, contudo, a surpresa pela transferência. «Sinceramente, não contava, mas atendendo ao momento em que se encontra o Vitória... Foi um grande salto, mas, com muito trabalho, darei conta do recado».