O V. Guimarães comemora este domingo 97 anos de história sendo que, como é habitual, cumpriu-se o hastear da bandeira do clube no Estádio D. Afonso Henriques. Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória, conduziu a cerimónia e no seu discurso demonstrou a intenção de tornar o clube cada vez maior.

«O nosso objetivo é cada vez mais levar o nome do Vitória a todo o país e também à Europa e ao mundo. Tudo faremos para levar bem alto os valores do Vitória e da nossa região. Temos também por objetivo alcançar êxitos desportivos, temos de ter atletas que cheguem mais longe, mas temos também como objetivo formar homens e mulheres para a nossa sociedade», referiu o líder máximo do Vitória.

As celebrações ficaram marcadas pela colocação de uma placa comemorativa no coração da cidade, no local onde o clube nasceu, nomeadamente ao lado da Torre da Alfândega, reconhecida pela inscrição «Aqui nasceu Portugal».  «Aqui foi fundado o Vitória», pode ler-se na referida placa que foi colocada na primeira sede do Vitória.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esteve presente na celebração e frisou a ligação do clube à cidade. «Aqui nasceu o Vitória e aqui nasceu Portugal. O Vitória está diretamente relacionado à fundação de Portugal no seu simbolismo, até por ter como símbolo D. Afonso Henriques. O Vitória faz a alma vimaranense», disse.

O ponto alto das celebrações está agendado para o mês de dezembro, no qual terá lugar a habitual gala, assim como a entrega dos emblemas de prata e de ouro aos associados que completaram 25 anos e cinquenta anos de filiação ao clube. Este domingo pelas 18horas o Vitória joga a sexta jornada da Liga em Tondela.