O Vitória de Guimarães emitiu um comunicado neste sábado a apontar para o Regulamento Disciplinar da Liga, no que respeita ao aliciamento a treinadores.

O clube minhoto reagiu, desta forma, às notícias sobre o alegado interesse do Benfica em Luís Castro.

O artigo 85-A do regulamento indica que um clube que leve um treinador de outro emblema a denunciar «sem justa causa» o contrato de trabalho fique impedido de registar esse contrato.

Mais, o ponto dois desse artigo explica que partir para negociações com um treinador que está ligado contratualmente a um clube sem autorização deste traz também implicações disciplinares.

No comunicado, o Vitória sublinha que «manterá, em qualquer circunstância, a posição assumida aquando do interesse manifestado por parte de um clube inglês no seu treinador principal, entendendo como hostil qualquer abordagem nesse sentido».

Eis o comunicado do Vitória:

«Perante o conjunto de notícias, produzidas por alguns órgãos de comunicação social, e que relacionam um eventual interesse de uma outra Sociedade Desportiva pelo treinador principal do Vitória Sport Clube, impõe-se esclarecer o seguinte:

1. A Vitória Sport Clube, Futebol SAD não aceita, nem aceitará que se pretenda alimentar uma “novela” com base especulativa, colocando em causa a tranquilidade do trabalho da equipa do Vitória;

2. A Vitória Sport Clube, Futebol SAD aconselha alguma Comunicação Social, a uma leitura atenta ao Artigo 85º-A do Regulamento Disciplinar da LPFP, de forma a suportar, melhor, as suas crónicas;

3. Entende a Vitória Sport Clube, Futebol SAD que a Comunicação Social não pode ignorar que é parte integrante, e fundamental, do fenómeno desportivo e que de si se espera que contribua para um futebol assente em transparência, princípios éticos e defesa da verdade desportiva. A mesma não pode ignorar que o Vitória SC terá, a curto prazo, dois encontros com a Sociedade Desportiva que a Comunicação Social tem colocado como interessada no referido treinador;

4. A Vitória Sport Clube, Futebol SAD manterá, em qualquer circunstância, a posição assumida aquando do interesse manifestado por parte de um clube inglês no seu treinador principal, entendendo como hostil qualquer abordagem nesse sentido;

5. A Vitória Sport Clube, Futebol SAD exige, assim, respeito de todos os intervenientes, bem como da Comunicação Social, reiterando que a instituição está focada no cumprimento dos objectivos a que se propôs na presente temporada, começando já pelo encontro de amanhã.

A Administração da Vitória Sport Clube, Futebol SAD»