A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) manifestou esta segunda-feira «indignação e repúdio» pela nomeação de Moreno Teixeira para treinador do Vitória de Guimarães.

A ANTF denunciou o «reiterado incumprimento do Regulamento de Competições da Liga», pedindo assim a intervenção do Governo neste processo.

«Aguardamos uma tomada de posição da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, porquanto, consideramos que este constante clima de afronta às leis da República não pode continuar num Estado de Direito», advertiu a direção do organismo, em comunicado.

Seis dias depois de o Vitória de Guimarães ter anunciado o afastamento de Pepa do cargo de treinador da equipa principal e a sua substituição por Moreno Teixeira, que orientava a formação B, a ANTF reagiu, lamentando «mais este triste episódio, que desprestigia a imagem a futebol português e desvirtua a verdade desportiva».

Depois de ter conduzido a equipa B vimaranense à fase final da Série Norte da Liga 3 na temporada passada, Moreno Teixeira, de 40 anos, preparava-se para realizar a nova época no mesmo escalão, mas a saída inesperada de Pepa precipitou a sua promoção à liderança da equipa principal.