Figura: Hernâni
Cresceu no segundo tempo e arrastou com ele a equipa do V.Guimarães. Depois de um primeiro tempo algo apagado, em que entrou no marasmo e na teia montada pelo Paços de Ferreira, soltou-se das amarras criou os lances de maior perigo do conjunto de Rui Vitória. «Sacou» dois amarelos a Hélder Lopes e outro a Nélson Pedroso, que só em falta arranjaram maneira de o travar.

Momento: entrada a frio do Paços (minuto 2’)
O histórico do Paços de Ferreira na «cidade-berço» era conhecido, mas parece não ter servido de aviso aos pupilos de Rui Vitória. Mal a bola começou a rolar, o Paços apontou à baliza de Douglas e inaugurou o marcador por intermédio de Bruno Moreira. Alterou por completo o rumo do jogo.

Negativo: Hélder Lopes
Imprudente em dois lances ao travar Hernâni quando o extremo vimaranense já lhe fugia, deixou o Paços de Ferreira a jogar em inferioridade numérica mais de meia hora. Exibição que estava a ser bem conseguida até então manchada pela expulsão.

OUTROS DESTAQUES:

Jaílson
O lateral direito brasileiro de 23 anos fez do seu corredor um ponto privilegiado para criar perigo. Nem avisou; logo aos dois minutos foi à linha para servir Bruno Moreira no coração da área. Sem se notar pela sua presença a defender, não complicou e anulou os adversários, aproveitou as investidas do Paços para dar profundidade à equipa de amarelo.

Jonatan Alvez
Ainda só tinha jogada um minuto em Belém, tendo a primeira oportunidade para se mostrar esta sexta-feira. Num dos primeiros toques que deu na bola fez um golo de belo efeito. À meia volta, de primeira, aproveitou uma bola cabeceada por Tomané para atirar para o fundo das redes do Paços de Ferreira. Boas indicações no batismo no D. Afonso Henriques.

Sérgio Oliveira e Seri
Dupla de médios versátil a dotar o meio campo do Paços de Ferreira de muitos recursos. Ocuparam bem os espaços e limitaram as ações do conjunto minhoto, sendo depois elementos importantes também na organização de jogo dos «Castores». Foram amarelados ainda no primeiro tempo, condicionando a sua prestação no segundo tempo.

Bernard
Esteve longe daquilo a que nos habituou nas quatro primeiras jornadas, não foi tão decisivo na manobra do V.Guimarães, mas ainda assim demonstrou ser um elemento sempre solicitado na armação de jogo dos minhotos. Em condução de bola «sacou» duas cartolinas amarelas a Seri e Sérgio Oliveira. O V.Guimarães sentiu, e de que maneira, o seu rendimento uns furos abaixo do que vinha sendo normal.