A jornada 9 viu crescer um V. Guimarães que acaba a ronda no pódio, a dois pontos do líder Benfica, graças a uma vitória impressionante sobre um Sporting macio, macio, que deslizou até ao sexto lugar. Graças à afirmação de mais duas equipas, chamemos-lhe assim, de segunda linha: o Paços de Ferreira, que se confirma como o mundo perfeito para Paulo Fonseca, e o Belenenses. Na frente, o Benfica cumpriu perante o Rio Ave, tal como o FC Porto frente ao Nacional. Uma vitória que deixou os dragões como a única equipa invicta do campeonato.

Resultados e classificação da Liga


Tire-se o chapéu aos grandes protagonistas da ronda. Antes de mais o V. Guimarães, por aquele 3-0 frente ao Sporting que mostrou todo o talento e a qualidade do trabalho da equipa de Rui Vitória. Também ao Paços de Ferreira, depois de uma vitória clara frente ao V. Setúbal, ainda que com expressão potenciada por um erro do árbitro. Segue-se agora um teste forte para a equipa de Paulo Fonseca, a visita a Alvalade.


Uma vénia também ao Belenenses, igual ao Paços em pontos depois de uma vitória categórica sobre o Boavista a fechar a ronda. Com dois golos de Deyverson, que se afirma cada vez mais como uma das figuras do campeonato, a intrometer-se na luta dos melhores marcadores. Já leva sete golos, tantos quanto Jackson Martinez e o maritimista Maazou, menos um que Talisca, o abono de família do Benfica.


Foi o jovem brasileiro quem resolveu, mais uma vez, a partida entre os «encarnados» e o Rio Ave. Um grande golo a decidir um jogo em que a exibição encarnada esteve longe de categórica. Talisca já leva mais de um terço dos golos apontados pelos «encarnados» nesta Liga, notável.

O FC Porto teve também um grande golo, apontado por Brahimi a selar em estilo a vitória sobre o Nacional, num jogo tranquilo para os dragões. 


A ronda 9 viu ainda o Sp. Braga empatar em Coimbra. Depois da épica vitória sobre o Benfica, a equipa de Sérgio Conceição esteve na frente, mas um golo de Aderlan repôs a igualdade. Assim ficou, o Sp. Braga falhou a aproximação à frente.


Grande resultado de resto o do Moreirense, que foi vencer a casa do Marítimo, na primeira derrota da equipa de Leonel Pontes nos Barreiros, e ultrapassou os madeirenses na tabela, está no nono lugar.


Um momento de felicidade também para o Estoril, que conseguiu um balão de oxigénio em Penafiel, onde arrancou aquela que é apenas a segunda vitória da época na Liga: a primeira tinha sido há mês e meio. Segue-se para os homens de José Couceiro, depois de uma semana de Liga Europa, a receção ao FC Porto.


A propósito, o Gil Vicente continua sem saber o que é isso de ganhar. Mais um jogo, agora um empate em casa e frente ao Arouca. Saiu João de Deus, entrou José Mota, tudo somado não estão mais do que três pontos em Barcelos, ao fim de nove jornadas.