Fernando Oliveira, presidente do V. Setúbal até dezembro de 2017, confirmou que João Amaral foi vendido ao Benfica durante a sua direção.

«João Amaral foi vendido no último verão ao Benfica, sim, em nome dos superiores interesses do V. Setúbal. Desde logo ficou acertado entre mim e Luís Filipe Vieira que ficaria, como ficou, mais um ano no Vitória. Eram quatro anos de contrato, agora tem mais três», disse o antigo dirigente dos sadinos em declarações ao jornal A Bola.

Recorde-se que nesta quarta-feira Vítor Hugo Valente, atual presidente do V. Setúbal, prometeu esclarecer a situação de João Amaral numa Assembleia Geral.

O Benfica nunca chegou a comunicar a contratação do jogador de 26 anos, que acabou por ser utilizado em três dos quatro jogos realizados entre águias e sadinos em 2017/18.

Refira-se que o Benfica acordou com o V. Setúbal a cedência de três jogadores: Patrick, João Teixeira e César, que saiu para os brasileiros do Juventude em janeiro. A Liga só permite que cada clube receba um máximo de três atletas de outro emblema.

Em maio de 2017, o Maisfutebol já tinha dado conta da conclusão do negócio entre Vitória e Benfica para a transferência de Amaral, facto que voltou agora a confirmar.