José Semedo vai regressar a Portugal pela porta do V. Setúbal.

O defesa, de 32 anos, vai jogar no principal clube da cidade onde cresceu.

A história de vida de Semedo é conhecida e até motivou o lançamento de uma autobiografia em 2015. Nela consta uma história com Cristiano Ronaldo, de quem é amigo desde os tempos da formação no Sporting e com quem costuma passar férias.

Segundo testemunha o ex-jogador do Sheffield Wednesday, o avançado do Real Madrid foi fundamental para que continuasse a jogar futebol e construísse uma longa carreira.

A história passa-se ainda antes da passagem de Semedo a senior, altura em que teria de deixar de viver na academia leonina. Essa situação obrigaria o jovem futebolista a percorrer diariamente muitos quilómetros. Uma situação financeiramente insustentável para a família de José Semedo, que teria invariavelmente de deixar o clube.

Foi aí que entrou Ronaldo. «Ele disse que podiam colocar mais uma cama no quarto dele e que podíamos partilhar um roupeiro. Disse que se eu saísse, ele sairia também», recordou em 2015 numa entrevista ao The Times pouco depois do lançamento da autobiografia prefaciada por Cristiano Ronaldo.

«Tudo o que tenho devo a ele. O local de onde sou, em Setúbal, não é um bom sítio para um jovem. Muitos dos meus amigos de lá está envolvidos no crime. Alguns deles estão mortos ou na prisão. Se tivesse voltado, talvez tivesse roubado carros com eles. Ele mudou a minha vida. A minha família, o meu filho, a minha carreira: é tudo por causa dele», reconheceu o defesa.