João Almeida terminou a 20.ª etapa do Giro no quinto lugar, a 41 segundos do italiano Damiano Caruso que venceu a última etapa de montanha, com três passagens de primeira categoria, incluindo duas passagens a cima dos dois mil metros de altitude. O colombiano Ergan Bernal terminou em segundo, a 24 segundos do vencedor, e parte para o último dia como líder da geral com quase dois minutos de vantagem.

Caruso, segundo da geral, cumpriu os 164 quilómetros entre Verbani e Alpe Motta em 4:27.53 horas, batendo o líder Egan Bernal por 24 segundos, com o colombiano Daniel Martínez (INEOS) no terceiro lugar, a 35, e o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) em quinto, a 41.

Antes da 21.ª e última etapa, Bernal lidera a geral com 1.59 minutos de vantagem para o italiano, com o britânico Simon Yates (BikeExchange) em terceiro, a 3.23. João Almeida segue no oitavo posto da geral, a 8.50.

A 104.ª edição da Volta a Itália termina no domingo, com um contrarrelógio individual que liga Senago a Milão em 30,3 quilómetros.