No Maisfutebol gostamos de discutir bola – e de o pôr a discutir bola connosco.

É com o Euro-2016 cada vez mais perto e, consequentemente, com o aproximar da escolha por parte do selecionador Fernando Santos da lista final de 23 jogadores que levará para França, que lhe lançamos o desafio de fazer a sua própria convocatória. A lista de potenciais candidatos ficou reduzida nos últimos dias, com as baixas por lesão de Fábio Coentrão e também Danny. No cenário atual, quais as suas escolhas?

Fizemos parte do trabalho por si. Escolhemos 50 dos quais tem de eliminar 27. Poderá parecer-lhe fácil, à partida, mas garantimos que não é. Poderá mesmo ter de deixar nomes de vulto foras das suas escolhas. Vai ter de fazê-las, com maior ou menor dificuldade. Chama-se a isso ossos do ofício.

O Campeonato da Europa começa a 10 de junho, e a Seleção Nacional tem como primeiros adversários a Islândia, a Áustria e a Hungria. Estreia-se no dia 14, em Saint-Étienne, frente aos nórdicos. Seguem-se os austríacos, a 18, no Parc des Princes, em Paris, e quatro dias depois os húngaros, em Lyon.

O melhor resultado de Portugal na prova é o segundo lugar na edição de 2004, que organizou. Em 2012, a equipa das quinas caiu nas meias-finais frente à Espanha, tal como em 1984 e em 2000, das duas vezes perante a França. Desde 1996 que a Seleção Nacional não falha a fase final de um Europeu.

Escolha os seus 23 para o Euro-2016