O ator Will Smith demitiu-se da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A decisão do protagonista de filmes como King Richard, Concussion, Bad Boys e da série televisiva Princípe de Bel Air é consequência da bofetada que deu em Chris Rock, durante a cerimónia dos Óscares.

«Traí a confiança da Academia. Privei outros nomeados e vencedores da oportunidade de celebrarem e serem celebrados pelo seu trabalho extraordinário. Por isso, demito-me da minha qualidade de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e irei aceitar quaisquer outras consequências que o conselho da organização ache apropriadas», escreveu o ator, num comunicado que a imprensa norte-americana reproduz.

A Academia tinha aberto um procedimento disciplinar a Will Smith. O ator indica que respondeu «diretamente ao aviso de uma audição disciplinar» e assumiu que as ações que teve na cerimónia «foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis».

Smith disse ainda: «A lista daqueles que magoei é longa e inclui o Chris Rock, a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa.»