A eliminação do norte-americano James Blake frente ao italiano Andreas Seppi foi a grande surpresa no primeiro dia de Wimbledon, numa altura em que muitos dos cabeças-de-série ainda não entraram em acção.
Blake, 17º designado do torneio, foi afastado em apenas três sets com os parciais de 7-5, 6-4, 7-6 (7-5) e no final responsabilizou a sobrecarga de jogos pela má condição física em que se apresentou: «Provavelmente não seria suposto eu criticar o calendário ATP, mas é demasiado duro para todos. Sei que não há muitas possibilidades de alterar as datas ou de eliminar torneios, mas se isso fosse possível de certeza que aumentaria a longevidade das nossas carreiras», afirmou o norte-americano que lembrou ainda a impossibilidade de os profissionais efectuarem uma pré-temporada conveniente, de forma a evitar lesões. Blake esteve no court com um tornozelo ligado e por diversas vezes solicitou ao médico do circuito que lhe desse analgésicos, para continuar em jogo.
Nos outros encontros desta segunda-feira, os favoritos cumpriram as previsões: Roger Federer, cabeça-de-série número 2 e principal candidato à vitória face à ausência por lesão de Rafael Nadal, afastou Yen-Hsun Lu (Taiwan) em três sets, o mesmo conseguindo o espanhol Fernando Verdasco frente ao britânico James Ward.
Bem mais sofrida foram as vitórias do francês Jo-Wilfred Tsonga (9º cabeça-de-série) perante o cazaque Andrey Golubev (6-3, 5-7, 7-6 e 7-6) e do sérvio Novak Djokovic (4º) sobre o francês Julien Benneteau (6-7, 7-6, 6-2 e 6-4). No encontro mais emocionante que durou quase quatro horas, o espanhol Nicolas Almagro afastou o argentino Juan Mónaco em cinco sets (6-7, 6-7, 7-6, 6-4 e 8-6).
No quadro feminino, onde Michelle Brito conseguiu a passagem à segunda ronda, as principais favoritas também impuseram a sua lei. Uma delas foi Serena Williams (2ª cabeça-de-série), perante a boa réplica da portuguesa Neuza Silva (6-1 e 7-5), enquanto a bielorrussa Victoria Azarenka beneficiou da desistência da francesa Severine Beltrame, a meio do segundo set para poupar algumas energias. A francesa Marion Bartoli foi implacável perante Yung-Jan Chang, de Taiwan, brindando a asiática com um duplo 6-0, enquanto as russas Maria Sharapova, Elena Dementieva e Nadia Petrova conseguiram a passagem à segunda ronda sem cederem qualquer set frente a adversárias de menor cotação.
A primeira ronda prossegue esta terça-feira, com Frederico Gil em acção frente ao francês Paul-Henry Mathieu, actual 38º no ranking mundial.