O empate entre Liverpool e Wolverhamtpon da Taça de Inglaterra promete fazer correr muita tinta. Tudo por causa do golo anulado a Toti, português dos Wolves que fez o 3-2 que poderia dar a vitória à formação de Lopetegui (vídeo no final da página).
Mas por partes. Com 2-2 no marcador, o Wolverhamtpon teve um canto a favor. Matheus Nunes cobrou-o, Hwang tocou a bola e esta foi ter de novo com o médio português, ex-Sporting. Matheus Nunes depois colocou a bola na área e, na sequência do lance, Toti introduziu a bola na baliza. Os Wolves festejaram efusivamente, mas o assistente levantou a bandeira por alegado fora de jogo a Matheus Nunes.
Como é um lance de golo, houve intervenção do VAR. Porém, de acordo com as informações veiculadas em Inglaterra, o VAR não conseguiu ter nenhuma imagem que desse provas claras da posição de Matheus Nunes pelo que a equipa de arbitragem ficou com a decisão tomada em campo.
ITV claim that VAR had to go with the on-field decision of offside for Wolves disallowed goal, because none of the cameras at Anfield could determine whether Matheus Nunes was in an offside position.
— Alex Richards (@AA_Richards) January 7, 2023
If that's the case, that's absolutely ridiculous.
No final, o treinador dos Wolves, Julen Lopetegui, disse à ITV: «Já vimos, o fora de jogo não existe, sinto muito. É impossível. Alguém disse [ao VAR] que está em fora de jogo, mas vimos as imagens, não existe. A decisão está errada. Cometo erros todos os dias, e às vezes eles também. Hoje temos a ajuda do VAR, e é uma pena, porque desculpem-me, não há fora de jogo.»
Também Jurgen Klopp assumiu que o lance lhe deixa muitas dúvidas.
«Não tenho a certeza sobre o terceiro golo deles. Temos uma imagem em que pode parecer fora de jogo, mas posso compreender por que eles estão zangados. Não queremos que o VAR tenha apenas um ângulo», disse.
O caso foi pior porque, ao contrário do que sucede na Premier League, não surgiu nenhuma explicação para o fora de jogo. Ou seja, não foi dito em lado nenhum que a posição a julgar era a de Matheus Nunes e não a de Toti. Nos jogos de campeonato, os ecrãs dos estádios indicariam «Nunes em fora de jogo», mas na Taça de Inglaterra isso não sucede: seguindo normas da UEFA e FIFA. Tal facto, aumentou a confusão entre quem estava no estádio e os comentadores.
Refira-se que esta é uma opção da federação inglesa e não se trata de uma questão de equidade em relação a outros campos, pois só na Taça de Inglaterra só há VAR no estádios da Premier League.
VEJA O LANCE FILMADO DA BANCADA