Yago Fernandez é lisboeta, dividiu os primeiros anos da sua formação futebolística entre o Real Madrid e o Benfica, representa actualmente o Valência, mas não equaciona sequer a possibilidade de representar a selecção principal de Espanha.
Internacional português desde tenra idade, Yago garante devoção total à selecção lusa e promete, apesar de ocasionais abordagens para inverter o seu rumo: «Jogarei sempre pela selecção de Portugal, nunca por Espanha. Sou português, adoro o meu país e não vou mudar nunca.»
Com 192 centímetros, o defesa-central apresenta argumentos de peso e tem sido uma aposta recorrente dos seleccionadores nacionais. Agora, prepara-se para disputar o Campeonato da Europa de sub-19, no final de uma época sem férias. «Só tenho esta semana para descansar, mas espero concluir uma época recheada de títulos com mais um.»
«Temos uma grande equipa nos sub-19, somos umas das selecções mais fortes no Campeonato da Europa e temos o sonho de vencer a competição. Só esperamos não ter o mesmo azar que os sub-21», remata o jogador.
A presença no Europeu de sub-19 roubará a pré-época a Yago no Valência: «Os responsáveis do clube queriam que eu fizesse logo a pré-época com o plantel principal, mas assim não terei essa possibilidade.»
O futuro passa pelo clube «ché», apesar do assédio inglês, mas Yago não afasta a possibilidade de representar um clube português. De preferência, o seu Benfica. «Sou benfiquista e, se um dia fosse possível, apanhava logo um avião para jogar no Estádio da Luz», conclui, em conversa com o Maisfutebol.