Foi a maior surpresa na revelação dos cinco iniciais para o All Star Game, da NBA: Yao Ming foi eleito pelo público, apesar de estar lesionado há meses e com a carreira em risco. O chinês, recorde-se, desde 2005 que tem sido afectado por lesões e ainda este mês de Janeiro foi operado ao tornozelo.

Ora por isso, e porque tem um período mínimo de recuperação superior a quatro meses, Yao Ming já anunciou em comunicado que está a ponderar colocar um ponto final na carreira. Esta época, de resto, é seguro que não volta a jogar. O que não impediu o público de o eleger para o jogo das estrelas.

O chinês faz parte do cinco inicial da Conferência Oeste ao lado de Kobe Bryant (Lakers), Chris Paul (Hornets), Carmelo Anthony (Nuggets) e Kevin Durant (Oklahoma). Uma eleição para a qual muito terá contribuído a população chinesa: Yao Ming é ídolo num país com mais de mil milhões de habitantes.

Refira-se que o jogo entre os Rockets e os Bucks, que colocou frente-a-frente Yao Ming e o compatriota Yi Jianlian, em 2007, foi um dos jogos da NBA mais vistos de sempre: mais de 200 milhões de espectadores só na China, país onde o encontro foi transmitido por 19 cadeias de televisão.

Esta é, de resto, a oitava vez que Yao Ming é eleito para o All Star Game, em nove épocas de NBA. Ele que na estreia, aliás, foi mais votado do que... Shaquille ONeal. Como não vai poder jogar, cabe ao presidente da NBA, David Stern, eleger o substituto no cinco inicial da Conferência Oeste.