O Zenit tem de pagar a compensação pela formação de Hulk prevista pela FIFA, mas pelos vistos não sabe muito bem a quem. Os russos procuraram no Brasil um clube chamado Serrano FC, mas não consta que o ex-jogador do FC Porto tenha passado por lá. E há outro clube, também chamado Serrano, que reclama a verba.
A Globoesporte conta que o Zenit enviou um e-mail à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) a pedir o contacto do Serrano FC, clube de Petrópolis. Que não sabe de nada. «No fim da década passada, o futebol do clube esteve terceirizado. Temos pouca documentação daquele tempo. Portanto,o Hulk realmente pode ter passado por aqui e nós não sabemos. Fomos procurados pelo Zenit, mas pode ser um engano», diz o presidente do clube, Alexandre Beck: «Fizemos um requerimento e enviámos à Ferj, CBF e FIFA a pedir o histórico do jogador. Estamos a acompanhar a situação.»
E entretanto há um Serrano em Paraíba, de onde Hulk é natural, que se diz o verdadeiro destinatário do dinheiro. «O Hulk teve uma passagem por aqui entre 1998 e 2000. Apesar de não ter tido nenhum contrato profissional firmado, nós consideramos que o clube é o formador, por isso temos direito a 5 por cento da transferência. Já temos advogados no Rio para cuidar de perto desta questão», diz o presidente deste Serrano, Valdir Cabral.
Em Portugal, entretanto, entra nesta lista o Vilanovense, por onde Hulk passou antes de rumar ao Japão, e que já ganhou uma verba quando o avançado se transferiu para o FC Porto.
Nem é certo qual o valor exato em jogo, ou a sua distribuição. O valor da transferência de Hulk foi 40 milhões de euros, declarados pelo FC Porto e também pelo Zenit, que representariam 85 por cento do passe. O Zenit tem de pagar cinco por cento do valor da transferência ao abrigo do mecanismo de solidariedade (estimados neste caso em dois milhões de euros) aos vários clubes por onde Hulk passou entre os 12 e os 23 anos. Esse dinheiro é distribuído consoante o número de anos em cada clube e a idade que tinha o jogador.
O histórico de Hulk está longe de ser claro. Quando se mudou para o FC Porto, por exemplo, o seu passe foi adquirido ao Rentistas, um clube no Uruguai ligado ao empresário Juan Figger que serve essencialmente de entreposto de jogadores.