André Villas-Boas, treinador do Zenit, em declarações na conferência de imprensa após a derrota com o Benfica por 2-1 para a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões:

«Não vamos culpabilizar os jogadores. Estiveram brilhantes e criaram situações importantes. Tiveram o 2-0 nos pés, o que nos teria feito passar a eliminatória. Brilhou o guarda-redes do Benfica nessa altura.»

[Golos do Benfica estão relacionados com a deficiente condição física dos jogadores do Zenit?]

«Viemos de uma paragem de três meses. Não me parece que tenha sido por aí. É mais difícil entrarmos no ritmo competitivo. Equipas que têm o ritmo e confiança dos resultados ajuda sempre.»

[Mensagem à UEFA]

«A UEFA pode perfeitamente dar às equipa de leste o slot dos segundos jogos da Champions. Pelas mesmas razões pelas quais fazem as equipas de leste jogar os últimos jogos da fase de grupos fora de casa, podem dar perfeitamente o slot dos segundos jogos às equipas de leste, o que daria mais chances às equipas russas. Jogamos fora os jogos da fase de grupos por causa do inverno e depois antecipam e jogamos os jogos do primeiro slot quando regressamos. É apenas um dado que não favorece as equipas de leste, mas não é por isso que o resultado é o que é.»

[Ausência de Garay]

«Está à procura da melhor condição física. Foi incluído nos convocados mas ainda está em recuperação da lesão muscular que teve. Quando estiver melhor, será um candidato a jogar.»

[Onde pode chegar o Benfica na Champions?]

«Não me preocupa muito, como pode calcular. Não sou benfiquista e, apesar de ser uma equipa portuguesa, sou portista e não me interessa muito onde o Benfica poderá chegar na Liga dos Campeões. Peço desculpa mas é a minha sinceridade.»

[Mais sobre a eliminação do Zenit]

«Tínhamos todas as condições para passar este ano. Foi uma derrota que não esperávamos. Penso que é um pouco injusto o que se passou nos dois jogos. Lá, o Benfica marcou um golo no último minuto e, se calhar, isso foi um factor decisivo hoje. Foi um golo que não merecíamos sofrer. Hoje foi um jogo competitivo, aberto... o Benfica jogou ao ataque e criou as suas situações. O Benfica segue para os quartos de final e nós estamos bastante frustrados porque achávamos que tínhamos qualidade.»