O italiano Stefano Baldini conquistou neste domingo a medalha de ouro da maratona masculina dos Jogos Olímpicos de Atenas, com um tempo de 2:10:55. Uma prova que ficou inevitavelmente marcada por um incidente inesperado, quando o líder Vanderlei Lima foi empurrado por um espectador.
O incidente aconteceu à 1h53 de prova, quando Vanderlei Lima levava cerca de 45 segundos de vantagem em relação aos seus mais directos rivais. Nessa altura, um espectador saído da multidão empurrou-o para a berma e abraçou-o junto aos espectadores que se encontravam aí, fazendo o brasileiro perder algum tempo.
Os organizadores não demoraram a reagir, mas a prova já estava estragada. Vanderlei Lima libertou-se do homem, exibiu ainda um rosto de dor durante alguns segundos, mas prosseguiu a sua prova e acabaria por conseguir a medalha de bronze olímpica, com um registo de 2:12:11.
A vitória foi para o seu mais directo perseguidor, o italiano Stefano Baldini que, com um tempo de 2:10:5. O norte-americano Mebratom Keflezighi (2:11:29) garantiu a medalha de prata.
Quem também fez uma prova muito boa foi o português Alberto Chaíça, que terminou no oitavo posto, com uma marca de 2:14:17.