E quem venceu foi o FC Porto. E o líder, Rio Ave. E o V. Guimarães. Por esta ordem, o resultado do dérbi. 

Benfica e Sporting empataram na Luz, o que beneficiou, claro, o outro candidato assumido ao título. A jornada três da Liga ficou ainda marcada pela primeira saída de um treinador: João de Deus foi despedido do Gil Vicente.

O jogo de Lisboa terminou empatado e, com um triunfo difícil sobre o Moreirense (apesar dos números finais), um FC Porto de recorde defensivo ganha vantagem aos dois concorrentes num só domingo: tem dois pontos a mais do que o Benfica, quatro de diferença para o Sporting.

O Rio Ave também ganhou com o dérbi. Desde logo, porque ficou apenas com o FC Porto e o V. Guimarães ao lado. De Benfica e Sporting, só os encarnados podiam chegar aos nove pontos. O empate da Luz deixou as águias para trás e os vila-condenses com caminho mais fácil para continuarem no topo da tabela.

Dependia, obviamente, dos golos. Mas nova exibição de força e classe do Rio Ave deixou a equipa na frente, com uma goleada aplicada ao Boavista. A classificação detalhada diz tudo sobre a formação de Pedro Martins: três jogos, nove pontos, 11 golos marcados, 1 sofrido.

Curiosamente, a liderança até se começou a discutir no sábado. Belenenses e V. Guimarães encontraram-se no Restelo, mas mesmo a jogar com dez unidades desde muito, muito cedo, os minhotos mostraram estar uns furos acima dos lisboetas como equipa. Triunfo claro por 3-0 que deu para dormir duas noites no primeiro lugar.

Enquanto Académica e V. Setúbal empataram em Coimbra (um ponto importante para os sadinos no final do campeonato?), a reviravolta do Marítimo em Barcelos tirou João de Deus ao Gil Vicente. Não terá sido, porém, apenas pelas três derrotas no início desta liga que o técnico foi despedido. Nos últimos 12 jogos de campeonato, João de Deus venceu dois e empatou três. Fez nove pontos em 36 possíveis e não resistiu ao mau início de temporada.

Mau início igual está a fazer o Boavista, como se disse goleado em Vila do Conde, e o Penafiel, ainda a zeros. Depois de defrontar Benfica e FC Porto, o Paços de Ferreira venceu pela primeira vez, ao bater os penafidelenses por 1-0. Paulo Fonseca voltou a ganhar no campeonato: a última vez fora a 16 de fevereiro, pelo FC Porto, em Barcelos.

Quem também venceu pela primeira vez foi o Nacional. Manuel Machado não estava preocupado com as derrotas iniciais dos madeirenses e, na Choupana, bateu o Arouca por 2-0, enquanto o Sp. Braga confirma o bom início e está bem perto dos lugares de cima: nesse aspeto, também saiu vencedor do resultado entre Benfica e Sporting, cujas consequências só serão verdadeiramente aferidas lá muito mais para a frente na Liga.