Por: Armanda Cunha

O guarda-redes do FC Porto, Iker Casillas, marcou presença num centro comercial da zona do Grande Porto, nesta quinta-feira, onde foi ouvido por cerca de 200 adeptos, entusiasmados com a presença do jogador.

O espanhol revelou o seu desejo de conseguir conquistar «todos os títulos possíveis» esta época, ao serviço do FC Porto, não só por uma questão de realização pessoal e profissional mas também porque os adeptos assim o «pedem».

«Já passei na Avenida dos Aliados várias vezes e espero que em maio possamos estar todos lá a celebrar os títulos. Não só um mas todos os possíveis e que as pessoas se emocionem com a equipa, que estejam felizes e que desfrutem de uma temporada fabulosa», disse.

A nível individual, Casillas revelou que desde que veio para Portugal melhorou uma característica importante para os guarda-redes: a tranquilidade ao receber a bola para poder começar a jogar de trás.

«Acho que na hora de receber a bola, nós os guarda-redes precisamos de tranquilidade para começar a jogar de trás. E eu que nunca me caracterizei por ter um jogo bom com os pés, creio que melhorei bastante desde que vim para Portugal e pelo menos estou melhor do que antes».

Questionado sobre as diferenças entre o futebol que se joga em Espanha e o que se joga em Portugal, o antigo guarda-redes do Real Madrid apenas referiu que o futebol é de facto «diferente» mas que é igualmente «duro» e que a pressão dos adeptos para conquistar títulos torna as responsabilidades maiores.

Iker Casillas está no FC Porto desde o início da época mas já aprendeu o que é um ‘frango’: «O posto de guarda-redes vê-se sempre mais à lupa. Podes fazer um jogo muito bom mas se tens um momento em que fazes um erro, um ‘frango’, evidentemente que isso sobressai».

Encantado com a experiência até ao momento, Casillas catalogou as pessoas do Porto como «muito carinhosas» e considerou que o ambiente no Estádio do Dragão é «muito bom para o futebol», dando o exemplo dos duelos com o Benfica e o Chelsea.