O início de época do F.C. Porto tem sido «bom», na perspectiva do seu treinador, dado que a equipa conseguiu somar três pontos em jogos que na época passada tinham sido complicados e que só tinham permitido avolumar três. Apesar do empate com o Belenenses na primeira jornada, em casa, e das dificuldades passadas com Boavista e Gil Vicente, José Mourinho está satisfeito.

Num mini-balanço deste arranque de temporada, o técnico assume as virtudes e os defeitos da equipa. «Com o Belenenses empatámos, não perdemos, sabendo que não podíamos contar com dois jogadores importantes e da mesma função (Deco e Alenitchev), que nos impediram de funcionar como é habitual. Não digo que houve uma má arbitragem, mas uma filosofia errada, pois pactuou com uma filosofia errada de encarar o jogo. Já disse e reafirmo que se o Pedro Proença voltar a apitar um jogo nosso será recebido de braços abertos, pois considero ser um bom árbitro. Fizemos um segundo jogo excelente, segundo as circunstâncias e no terceiro jogo sentimos algumas dificuldades. Uma equipa que marca quatro golos, tem dois penalties descarados e quatro jogadores isolados tem de jogar bem», refere.

Por esta ordem de factores, José Mourinho considera que este tem sido «um bom início de época», embora saiba que vai ter de defrontar o Guimarães, um dos líderes do campeonato, na próxima jornada. Diz estar «fundamentalmente contente com o equilíbrio emocional da equipa», dado que tem sabido reagir às adversidades: «Em dois jogos entrámos a perder em nossa casa e eles souberam responder, mesmo que tivéssemos jogadores expulsos. O equilíbrio emocional é excelente e o exemplo mais elucidativo disso mesmo é o Deco. Deixem de o chatear».

Textos relacionados: