O relvado do Estádio Lerkendal, onde o Benfica defrontará o Rosenborg esta quarta-feira (às 20h45 locais, menos uma em Portugal) está em muito pior estado do que inicialmente era esperado. O rigor do clima norueguês não é de todo aconselhável à relva e o palco da segunda mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA apresenta-se em tal estado que levou a que o delegado da UEFA tenha decidido solicitar ao Benfica que prescindisse de fazer o treino desta terça-feira (às 19h00 locais) no relvado onde será disputada a partida e optasse por um campo secundário.

Assim o fez o Rosenborg, realizando o treino desta manhã num campo contíguo ao relvado do Estádio Lerkendal. Assim espera o delegado da UEFA que o Benfica também faça ou, então, que o plantel de José Antonio Camacho trabalhe apenas em algumas partes do terreno que vai ser palco do jogo. O representante do organismo europeu acredita que o campo poderá apresentar-se em condições se não for utilizado e se não chover.

Ora, neste momento, os enviados do Maisfutebol já puderam comprovar que há algumas partes do campo que têm pouca relva, como no centro e nas áreas, e que o terreno está empapado, com o piso a ceder um pouco ao peso de pessoas. É seguramente um campo muito diferente daqueles que os clubes portugueses estão habituados a pisar. E apesar de todas as coberturas e do cuidado do Rosenborg em poupar a relva, esta ainda vai passar por mais uma noite de temperaturas que deixam Trondheim debaixo de uma camada de gelo.

Todos os cuidados estarão seguramente a ser tomados para que o relvado do Estádio Lerkendal esteja nas melhores condições possíveis e o Benfica será certamente sensível às preocupações do delegado da UEFA. Mas o treinador José Antonio Camacho, com os seus jogadores, não quererá também, de todo, deixar de constatar in loco como está o relvado e sob que condições o Benfica vai jogar. Especialmente num relvado que está neste estado (de preocupação).

Acompanhe a reportagem sobre o Benfica na Noruega:

Benfica: cinco graus à chegada à Noruega

Benfica: adivinhe quem foi o mais divertido na viagem para a Noruega

Trondheim: uma cidade de janelas abertas

Ao almoço com os jogadores do Rosenborg

Benfica: acordar com um «sol português», mas um frio à boa maneira nórdica

Benfica: jogadores tomam contacto com o frio de Trondheim