Quatro insufláveis na zona defensiva, em frente a uma baliza. Vestidos à Alemanha e a abanar ao vento. Uma inovação, mais uma, de Julen Lopetegui, depois da famosa torre de observação e filmagem.

Um cenário inédito nos treinos do FC Porto, pelo menos nos períodos disponibilizados à comunicação social.

Afinal, que utensílios de treino são aqueles? Para que servem? De onde surgiram?

Um dos primeiros a utilizá-los foi Marcelo Bielsa. Tanto assim é que os bonecos ficaram conhecidos por « Os alemães de Bielsa». Não pelas cores dos equipamentos pintados no insuflável [camisola branca e calção preto] mas por serem produzidos em terras germânicas.

Neste vídeo percebe-se que El Loco não abdica deles. Levou-os para a seleção do Chile, para o Athletic Bilbau e agora para o Marselha:



No treino desta quarta-feira do FC Porto, Lopetegui colocou-os a simular posicionamentos defensivos. Três alinhados e um ligeiramente à frente, como se fosse um trinco.

O objetivo passa por preencher o espaço do adversário e obrigar os avançados a fazerem uma movimentação decalcada da que é transportada para os jogos.

É natural que Julen Lopetegui aproveite os alemães para outros exercícios. O que parece certo é que o treinador espanhol detesta que os treinos sejam repetitivos e está a atento a tudo o que seja possível para inovar.

Neste caso, bebeu da sagacidade de Marcelo Bielsa. Um bom mestre.