A pura análise dos números obriga a uma certa frieza, pois nem sempre os mais influentes conseguem sê-lo sempre. De qualquer forma, Maisfutebol conseguiu estabelecer o ranking dos melhores jogadores em cada posição, tomando igualmente como princípio a regularidade ao longo das 17 jornadas já realizadas. 

Guarda-redes: Palatsi

O mais valioso teria de ser, forçosamente, o melhor na sua posição. Superior aos congéneres que actuam nos grandes, Palatsi tem-se afirmado como um guarda-redes de grande qualidade, que também sabe marcar golos e merecedor de um clube com mais aspirações. O Beira Mar tem ganho muito com as suas exibições nos últimos anos e só a lesão contraída a meio da época o afastou da competição, pois nenhum treinador teria a coragem de o retirar por incapacidade dentro do campo. De realçar, ainda, que Nélson (Marítimo), Enke (Benfica) e Pedro (Paços de Ferreira) também atingiram médias muito elevadas. 

Lateral-direito: Cabral

Cobiçado pelo Benfica, Cabral alcançou o auge da sua carreira na presente época, que o levou a ser chamado por António Oliveira à Selecção Nacional. Num país em défice de bons jogadores nesta posição, o belenense acaba por justificar este prémio, pois raramente teve maus momentos. Só César Prates consegue concorrer com o jogador de Marinho Peres, ficando a escassas centésimas da melhor média. 

Defesa-central: Aloísio

Talvez seja a última época do brasileiro no F.C. Porto, que já chegou aos 37 anos, mas a qualidade do seu jogo continua bem presente. Fernando Santos não tem apostado sempre em Aloísio, mas quando o fez, o defesa-central foi sempre um dos melhores em campo. Assume uma regularidade impressionante, o que o coloca à frente de Carlos Jorge, André Cruz e Litos. 

Lateral-esquerdo: Pedro Henriques

Encaixado numa equipa muito bem estruturada, está a passar por uma fase muito boa e até pode ser que esta seja a sua melhor época de sempre. Não tem o esplendor de Esquerdinha, mas ultrapassa o brasileiro em efectividade e regularidade. O seu contributo para a eficácia defensiva do Belenenses tem sido essencial. 

«Trinco»: Rui Bento

A concorrência é muito forte neste sector, mas o experiente jogador do Boavista é considerado, justamente, como o melhor jogador nesta posição. A sua presença no Boavista nem sempre foi uma realidade constante, dado que só participou em 13 jogos. Como já foi referido, atendendo à média de pontos, até acaba por ser o mais pontuado pelos jornalistas do Maisfutebol. No top dos melhores «trincos» surgem, ainda, Paulo Bento e Barroso. 

Extremo-direito: Martelinho

É, talvez, a maior revelação do campeonato e uma das grandes justificações para o sucesso do Boavista. Martelinho já não é só um jogador muito rápido. Mais maduro e letal na finalização, tem marcado mais golos do que no passado e assume papel fundamental na construção de jogadas de ataque, assistindo muitas vezes os seus colegas. Surpreendente, é a presença de Vítor Vieira (Gil Vicente) entre os melhores nesta posição. 

Extremo-esquerdo: Everaldo

Símbolo de uma das equipas-sensação da primeira volta, o brasileiro tem tido oportunidades para demonstrar o valor que já tinha aplicado na II Liga. Everaldo sobressai num conjunto de grande qualidade, onde figuram Rafael, Glauber, Marco Paulo, Pedro e a Paulo Vida. Drulovic não foi escolhido como o melhor neste sector devido a algumas más exibições do F.C. Porto. 

Médio criativo: Sanchez

Já alguém lhe chamou o «Platini da Bolívia» e, realmente, Sanchez tem pormenores deliciosos que permitem estes exageros de avaliação. Melhor entre os criativos, os pensadores, atinge médias altíssimas entres as notas de cada jogo. Mais regular do que Deco e do que o ex-benfiquista Dani, o axadrezado sobressai e deixa mais uma marca da boa prestação do Boavista. Rafael, do Paços de Ferreira, também foi bastante pontuado e promete ameaçar o boliviano na segunda volta. 

Ponta-de-lança: Pena

O mais recente «achado» do F.C. Porto foi considerado o melhor jogador na sua posição. Pelos golos que marcou em tão pouco tempo justifica-se esta escolha, apesar de nos últimos jogos ter realizado exibições menos agradáveis, logo com menor impacto nas notas finais. Também Fehér foi bastante pontuado, seguindo-se Hassan e Lagorio. 

Posição

Melhor Jogador

Guarda-redes

Palatsi (Beira Mar)

Lateral-direito

Cabral (Belenenses)

Defesa-central

Aloísio (F.C. Porto)

Defesa-esquerdo

Pedro Henriques (Belenenses)

Trinco

Rui Bento (Boavista)

Extremo-direito

Martelinho (Boavista)

Extremo-esquerdo

Everaldo (Paços de Ferreira)

Médio-criativo

Sanchez (Boavista)

Ponta-de-lança

Pena (F.C. Porto)