O departamento clínico do F.C. Porto ganhou mais um cliente: Ricardo Fernandes. O esquerdino lesionou-se esta manhã no último treino antes do jogo com o Maia e ficou de fora da lista de convocados para a partida de amanhã à noite, nas Antas, a contar para a Taça de Portugal. Neste momento ainda não há muitas mais informações sobre a lesão do médio portista. O treinou foi à porta fechada e apenas deu para ver que Ricardo Fernandes tem ligeiras dificuldades de locomoção, tendo até de se apoiar em canadianas para se mover. O F.C. Porto vai, durante esta tarde, e depois de uma análise mais pormenorizada, disponibilizar todas as informações sobre a lesão de Ricardo Fernandes.

Para além de Ricardo Fernandes, são mais oito as ausências na convocatória de Mourinho para o jogo com o Maia, todas justificadas por impedimentos de várias naturezas. Quatro jogadores ficaram de fora da lista dos eleitos por estarem castigados: Ricardo Carvalho, Costinha, Deco e Derlei. Três ficaram de fora por lesão: Jorge Costa (que ainda não recuperou de uma contusão e fez treino condicionado), Pedro Mendes (limitado a tratamento devido a um traumatismo no joelho esquerdo e uma ferida escoriada com hematoma na perna direita) e César Peixoto (também ainda em tratamento para recuperar de uma intervenção cirúrgica). O último ausente é Bruno Vale, ao serviço da selecção sub-20.

Da sessão de trabalho há ainda a relevar a ausência de Deco, que, embora já não pudesse actuar por estar castigado, continua a fazer apenas tratamento devido a uma tendinite no joelho direito. Para colmatar todas estas ausências, Mourinho voltou a chamar o júnior Márcio Sousa. O jovem médio foi até chamado para integrar a convocatória e permitir formar uma lista de dezoito atletas. Os outros dezassete são todos os jogadores disponíveis do plantel principal.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Vítor Baía e Nuno. 
Defesas: Paulo Ferreira, Secretário, Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Mário Silva. 
Médios: Bosingwa, Tiago, Maniche, Alenitchev, Márcio Sousa. 
Avançados: Marco Ferreira, McCarthy, Jankauskas, Hugo Almeida, Bruno Moraes.