A diferença de grandezas é evidente, mas José Mourinho considera que a tarefa do F.C. Porto não vai ser nada fácil, porque o Polónia de Varsóvia tem qualidade. O técnica chega mesmo a dizer que o sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA não foi nada benéfica.

O jogo observado in loco, com o Ruch Chorzow bem como os «dois ou três vídeos completos» visionados fazem com que Mourinho conheça o «suficiente» para fazer uma análise rigorosa do adversário, que chega mesmo às «características individuais dos jogadores e dinâmica da equipa». A «reacção positiva após o sorteio» acaba por não se justificar, uma vez que se trata de uma equipa que foi campeã da Polónia «há dois anos e vencedor da Taça na época passada», para além de possuir alguns jogadores que «estiveram no Mundial», por isso, para amanhã a «única coisa» que deseja é «ganhar».

Sendo assim, «a ideia de que se pode resolver a eliminatória agora e descansar na segunda mão é errada», embora não tenha qualquer tipo de problema em assumir que a sua equipa é «superior», desde que jogue «o jogo pelo jogo», pois acha que os seus jogadores têm «qualidade suficiente» para ultrapassar o Polónia. Na sua opinião, o adversário vai estar «preocupado em alcançar um resultado minimamente positivo para poder discutir a eliminatória na segunda mão» e, nesse sentido, até «preferia fazer o primeiro jogo fora, seria mais fácil, porque viam-se obrigados a conseguir um resultado melhor».

Cuidado com o contra-ataque

As características principais dos polacos estão todas relacionadas com o contra-ataque, que deverá ser o ponto que o F.C. Porto terá de ter mais cuidado: «Têm uma envergadura física tremenda nas zona mais recuadas. São jogadores rápidos, explosivos e versáteis. Do meio-campo para a frente têm estatura média, mas mais qualidade. A equipa é boa e extremamente equilibrada, por isso acho que não tivemos sorte no sorteio. Como cabeças de séria havia várias equipas que seriam muito mais fáceis. Defendem muito bem e vão tirar partido disso para, depois lançarem o contra-ataque».

Neste ordem de factores, amanhã e no dia 3 de Outubro tem de existir uma F.C. Porto «ao melhor nível» e é por isso mesmo que Mourinho tem tido uma atenção especial na preparação dos jogos. «Temos preparado este encontro desde segunda-feira com o máximo do cuidado, tendo em vista a definição de princípios de jogo. Penso que a mensagem da dificuldade do desafio já foi passada. Temos de vencer a eliminatória, mas as coisas não vão ser fáceis», advoga.

Textos relacionados: