Pena acabou por ser uma das grandes figuras do treino do F.C. Porto. O brasileiro era aguardado em Portugal ao princípio da tarde, mas acabou por chegar mais cedo do que o previsto. De acordo com a informação transmitida pelos responsáveis azuis e brancos, o avançado chegou ao aeroporto Francisco de Sá Carneiro às 9,05 horas. Pouco tempo depois, já estava no Estádio das Antas a treinar, participando no apronto sem limitações físicas. A reter: solicitado pelos jornalistas, não proferiu uma única afirmação, quando se dirigia para o automóvel, após abandonar as instalações. 

O atleta passou o Natal no Brasil, junto dos familiares, e viajou de madrugada para a cidade do Porto, na companhia dos colegas Clayton e Rubens Júnior. O primeiro também esteve às ordens de Fernando Santos no relvado número dois do Estádio das Antas, enquanto o defesa passou o tempo no departamento de futebol. «Não dormi muito bem durante a viagem», explicou o lateral brasileiro, à saída do balneário, justificando a sua ausência do treino. 

Mas as novidades não passaram só pelo nome de Pena. Ovchinnikov, Pavlin, Maric e Pizzi participaram na sessão matutina, depois de ausências justificadas, no estrangeiro, onde passaram o Natal junto dos familiares mais próximos. Os quatro jogadores cumpriram o programa estabelecido pela equipa técnica, não acusando o esforço dispendido. 

Aloísio sem limitações; Alenitchev condicionado 

Num apronto vincadamente físico, apenas com uma ligeira sessão com bola, Aloísio treinou sem limitações, depois de uma lesão na coxa esquerda. Aliás, a equipa técnica abdicou da utilização de balizas, obrigando os jogadores a optar por passes rápidos. Alenitchev voltou a ser uma ausência notada, ainda a recuperar de problemas musculares, por isso, apenas fez corrida. 

Esta tarde, às 16 horas, o F.C. Porto realiza mais uma sessão de treino, mas à porta fechada. 

Outros artigos: