Auri pressentia o perigo, adivinhava-lhe formas e feitios no primeiro pontapé hostil do adversário. Os exercícios de premonição, que acompanhavam movimentos tensos e arrastados na preparação de um ataque repentino à bola, garantiam-lhe uma expressão invariavelmente segura. Parecia não transpirar. Tranquilizava quem o ladeava. 

Era um indiscutível. Só o Guimarães e o inevitável acordo de cedência excluiam Auri dos planos de Álvaro. A custo, o treinador preparou-se para o ver partir no final da época e quase suplicou por novo período de empréstimo. Rendeu-se à inconsequência das insistências e na irredutibilidade de Pimenta Machado. Voltou ao Brasil e trouxe Alex Sandro, gémeo de Auri na figura e no porte. 

Alex não é Auri e o Guimarães não se compara ao Gil Vicente. Auri assume a saudade. Quanto mais não seja, de jogar. «Os meus planos eram outros», admite. Não esperava assistir tanto e jogar tão pouco. «As coisas não estão a bater certo», lamenta-se. «Depois da época que fiz em Barcelos, esperava impor-me de vez». Márcio Theodoro e Paulão não o permitem. 

Uma outra questão explica o enfado de Auri. «Ver o Gil Vicente lá em baixo deixa-me um pouco triste», confessa. Procura razões para justificar a quebra e detecta a mais evidente nos primeiros segundos de busca: «Saiu a base da equipa, fica difícil fazer igual. Nem é justo comparar». Fazia-o, contudo, ainda que à insistência da voz incómoda que lhe chegava do outro lado da linha e o lembrava dos tempos em que não passava um jogo sem que um pé ou um pulo seu se atravessasse no caminho de projectos de golo. 

Meio a medo, quase que a pedir desculpa, Auri arriscou: «Sem desmerecer quem lá está, nós eramos superiores». A conclusão ficava mais perto à custa de um raciocínio que pesava com todo o cuidado: «Não me parece que possam fazer outra época igual». A pequena amostra de seis jornadas não o convencia do contrário. «Começaram mal», observava. «Têm uma boa equipa e tudo para melhorar». Pode esperar que o Gil Vicente não desça. «Acredito que vão permanecer», despediu-se. 

Outros artigos relacionados: