Quando já poucos acreditavam que o Brasil conseguia ultrapassar a defesa da Colômbia, Roque Júnior, no último minuto de jogo, fez o único golo da partida. Na sequência da marcação de um canto, o central subiu mais alto que a defesa colombiana e, de cabeça, deu a vitória à equipa canarinha. 

Durante toda a partida o Brasil foi a equipa mais atacante, com a Colômbia a jogar em contra-ataque e a não dar espaços aos avançados do Brasil. Perante a ineficácia da linha avançada, Emerson Leão fez entrar o futuro benfiquista Marques, aos 65 minutos, retirando Edmundo. Dez minutos mais tarde, foi a vez de França ser substituído por Adriano, um jovem avançado de 18 anos. 

Aos 86 minutos da partida surgiu um dos lances mais importantes da partida, quando César Sampaio cometeu uma falta dura sobre Castillo e este respondeu à agressão. O árbitro decidiu expulsar o jogador colombiano e mostrou o cartão amarelo a César Sampaio. 

Com a Colômbia reduzida a dez unidades, o Brasil marcou, garantindo os três pontos e o segundo lugar na fase de apuramento para o Mundial 2002, no primeiro jogo de Emerson Leão à frente da equipa canarinha. 

Ficha de Jogo: 

Estádio do Morumbi, em São Paulo 
   
Árbitro: Jorge Larionda (Uruguai)  
Árbitros assistentes: Fernando Cresci e Jorge Galati (Uruguai) 
 
BRASIL: Rogério; Cafu, Lúcio, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Vampeta, Juninho Paulista e Rivaldo; Edmundo e França.

Substituições: Edmundo por Marques (65m); Vampeta por Juninho Pernambucano (72m); França por Adriano (78m)

Disciplina: cartão amarelo para Edmundo (56m), Roque Júnior (65m), César Sampaio (88m), Júnior (90m) 
Treinador: Emerson Leão 
   
COLÔMBIA: Calero; Martínez, Rodriguez, Yepes e Bedoya; Serna, Bolaño, Viveiros e Aristizabal; Castillo e Ángel

Substituições: Ángel por Bonilla (66m)

Disciplina: cartão amarelo para Bolaño (11m); cartão vermelho para Castillo (87m) 
Treinador: Luís Augusto García  
   
Ao intervalo: 0-0 
Marcadores: Roque Júnior (90m)

Resultado final: 1-0