Cronologia das lesões de Ronaldo:   
 
Outubro de 1995 - Sofre um traumatismo no joelho direito durante um encontro entre o Brasil e o Uruguai, que a equipa canarinha venceu por 2-0. O jogador volta para o PSV Eindhoven e joga normalmente até ao final da época.  
  
Fevereiro de 1996 - É submetido a uma cirurgia para corrigir o joelho direito. Obriga a um afastamento dos relvados durante três meses. Ronaldo regressa à equipa do PSV na final da Taça da Holanda.  
  
Julho de 1998 ¿ Durante o Mundial de 1998 realizado em França, Ronaldo surge no centro de uma das maiores polémicas do futebol brasileiro. O avançado terá jogado sob o efeito de analgésicos para suportar as dores originadas por tendinites nos joelhos e sofreu uma convulsão a poucas horas da final, que o Brasil perdeu com a França por 0-3. Ronaldo acabou por disputar esse jogo, alegadamente por pressão da Nike. 
  
Setembro de 1998 ¿ Já no Inter de Milão, num encontro da Série A italiana contra o Piacenza, Ronaldo converte uma grande penalidade que dá a vitória ao Inter por 1-0. Contudo, o jogador volta a ficar parado por três semanas devido a uma lesão muscular.  
  
Novembro de 1998 ¿ Num encontro com o AC Milan, Ronaldo marca um golo, mas alguns minutos depois sai novamente lesionado na coxa, ficando afastado dos relvados por mais dois meses.  
  
Janeiro de 1999 - Ronaldo sofre um traumatismo muscular no jogo entre o Inter e o Bolonha. Resultado: mais dois meses de paragem.  
  
Março de 1999 ¿ O avançado brasileiro volta a vestir a camisola do Inter numa partida com o AC Milan, mas a exibição do então denominado «fenómeno» fica muito aquém do esperado.  
  
Novembro de 1999 ¿ Num jogo com o Lecce, Ronaldo marca o último golo ao serviço do Inter. A equipa italiana vence por 6-0, mas uma rotura no tendão do joelho obriga o jogador a sofrer uma intervenção cirúrgica. A paragem prolonga-se por cinco meses.  
  
Abril de 2000 - Ronaldo regressa aos relvados nos últimos 30 minutos do primeiro jogo da final da Taça Itália, disputada entre a Lazio e o Inter. Aos 64 minutos, ao mudar de direcção em frente ao português Fernando Couto, o brasileiro cai sozinho no relvado, a chorar de dores. Diagnóstico: rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Período de paragem: indeterminado. 

Outros artigos relacionados: