O treinador do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, admite que o encontro como Marítimo, nesta segunda-feira, «é especial», mas apenas «porque é um jogo importante» e não por ser «uma visita à ilha» em que o técnico nasceu.

«Ainda que seja bom rever pessoas amigas, a importância do jogo tem a ver com o grau de dificuldade que ele representa», afirmou Leonardo Jardim, na conferência de imprensa de antevisão da partida e citado pela Lusa.

Sp. Braga e Marítimo estão separados por cinco pontos. Os minhotos são terceiros, os madeirenses quintos. Por isso, o treinador dos bracarenses vai «respeitar ao máximo» o Marítimo, mesmo que queria vencer para «consolidar a posição na tabela».

Numa análise ao adversário, Jardim considera os madeirenses «uma equipa em crescimento», que pouco mudou em termos de plantel, nos últimos anos e «é forte nas transições».

O treinador foi colocado perante o facto de o Marítimo ter perdido o melhor marcador da equipa, que foi transferido para o Sevilha. Mas Jardim contrapõe a ausência de Baba com a de Alan, que está suspenso.

«Não sei se o Baba tem mais pendor na equipa do que o Alan tem no Braga, a ausência do Alan é uma baixa importante, mas preferimos valorizar os que estão presentes porque se fosse para lamentar as ausências, não há equipa na Liga como o Sp. Braga», argumentou, numa clara referência às lesões que a equipa tem sofrido.

Para o jogo dos Barreiros, Leonardo Jardim chamou Ukra, «um jovem com qualidade, que está parado há quase um ano e meio», mas que agora regressa aos eleitos.

«No ano passado jogou de forma intermitente, mas acreditamos que a evolução será positiva e poderá ser uma solução para algumas posições nos corredores», justificou Jardim.

Eis os convocados do Sp. Braga:

Guarda-redes: Quim e Berni.

Defesas: Miguel Lopes, Douglão, Ewerton, Palmeira e Elderson.

Médios: Custódio, Hugo Viana, Leandro Salino, Vinícius, Mossoró e Rivera.

Avançados: Ukra, Hélder Barbosa, Paulo César, Lima, Carlão e Nuno Gomes.