Rui Barros faz parte do departamento de prospecção do F.C. Porto e foi um dos espectadores atentos do Real Madrid-Marselha. Na capital espanhola tirou alguns apontamentos interessantes sobre como se desdobra a formação francesa no terreno de jogo ¿ ele que já vestiu a camisola marselhesa na temporada 1993/94. Sem querer revelar o segredo para levar os azuis e brancos ao sucesso, fez uma breve análise ao Maisfutebol de como actuam os gauleses. A sua principal arma é o ataque.

- Maisfutebol - Este Marselha actual tem algumas semelhanças com o Marselha do seu tempo?

- Rui Barros - Não. No meu tempo, tínhamos jogadores do topo, eram jogadores de selecção e na época seguinte saíram quase todos. Nem sempre as figuras jogam, por isso, uma das armas do actual Marselha é ser um conjunto bom, porque funciona como equipa. Na época passada terminou o campeonato em segundo lugar e esta temporada tem feito uma boa prova. É uma equipa que se bate bem e pode complicar a vida. É importante os jogadores do F.C. Porto terem muita atenção, especialmente porque o adversário joga em casa. No seu estádio, são muito fortes, enquanto fora de casa são capazes do oito e do oitenta. A vontade e a garra são as suas principais armas.

- Diga-nos, então, quais são os pontos fortes e os pontos fracos deste Marselha?

- Do meio-campo para a frente são fortes. Têm três avançados muito bons, que são o Marlet, o Mido e o Drogba. Quando estão bem fazem a vida negra a qualquer adversário. No entanto, acho que o Marselha tem algumas dificuldades na sua defesa. Parece-me ser uma defesa lenta. Porém, como atacam muito, são capazes de esconder bem essa lacuna. Como vão jogar em casa, é certo que vão atacar muito e podem complicar a vida ao F.C. Porto. Temos de tirar algum proveito a defesa deles.

- Considera que o F.C. Porto é favorito?

- Não. Há 50 por cento de hipóteses para cada lado. Esta prova é a Liga dos Campeões e as equipas estão todas niveladas por cima. Nesta fase, não há grandes favoritos. Provavelmente, a única equipa que é favorita em qualquer jogo é o Real Madrid. Tem jogadores incríveis, que desequilibram. Na quarta-feira, tudo pode acontecer, logo há 50 por centro de probabilidades.