O Marítimo viveu um dos episódios mais dececionantes da sua história recente em Arouca. O confronto entre as duas equipas, resumido a três encontros, foi sempre favorável aos insulares, com exceção do primeiro embate, que deixou, aliás, gratas recordações para os homens da serra da Freita.
 
Em Outubro de 2008, militavam os arouquenses na II Divisão B, e os verde-rubros tornavam-se na primeira equipa da Liga principal a visitar a vila em jogos oficiais, neste caso, claro, para a Taça de Portugal
 
Foi a primeira vez que Arouca foi colocada no mapa futebolístico nacional (mesmo se antes disso havia sido treinado pelo conhecido apresentador de televisão Jorge Gabriel). Após um jogo equilibrado, com prolongamento, a decisão teve de ser encontrada com recurso às grandes penalidades.
 
Brilhou na ocasião o guardião Ivo, ex-internacional sub-21 e antigo jogador do Salgueiros, defendendo dois penalties, que ajudaram a eliminar a equipa então treinada pelo brasileiro Lori Sandri, que haveria de cair quatro meses mais tarde, vítima da sucessão de maus resultados.
 
Por ironia, a equipa era treinada por José Pedro, que fez carreira como jogador nos Barreiros, e sentiu de maneira especial o êxito alcançado à custa da antiga equipa.
 
Por lá andava também Pedro Santos, campeão nacional pelo Boavista, mas nenhum jogador dessa famosa equipa, que foi afasta pelo P. Ferreira na eliminatória seguinte pelo mesmo resultado (3-1, após grandes penalidades) subsiste até hoje no plantel.
 
Apenas Joel Pinho, filho do presidente, e atual diretor desportivo, militava nas fileiras arouquenses. Já do lado dos funchalenses, Luís Olim é um dos poucos testemunhos, tal como Briguel, mas esse não passou do banco na altura.
 
Na época passada, o Marítimo venceu o Arouca por duas veze na Liga, mas repetir o desfecho positivo do primeiro confronto viria, desta feita, mesmo a calhar, ou não tivesse a formação de Pedro Emanuel caído para a zona de despromoção com a derrota do último sábado.
 
Os arouquenses começaram a preparar a partida esta segunda-feira, sem Ustaritz, a conta com uma virose, e já sabem que não poderão apresentar Miguel Oliveira e Bruno Amaro na partida, por se encontrarem castigados.