O ciclista espanhol David Bernabeu, o grande «trunfo» da equipa portuguesa Maia Milaneza para a Volta a Espanha, que começa este sábado, em Gijon, foi suspenso por um ano depois de ter acusado doping, revelou a Meta 2Mil, semanário espanhol especializado em ciclismo.

Segundo o jornal espanhol, o ciclista foi suspenso até 26 de Julho de 2004 pela Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) por ter acusado o consumo de betametasona (Corticóide) num controlo efectuado na última edição do Paris-Nice, em Março passado.

O controlo que se revelou positivo terá sido efectuado precisamente na véspera da vitória de Bernabeu na sétima e última etapa da corrida francesa. Segundo explica a Meta 2Mil, Bernabeu sofria de um problema físico que o obrigou a recorrer a um medicamento com corticóides, facto que, como exigem os regulamentos, foi informado à União Ciclista Internacional (UCI) pelo médico da equipa portuguesa, Basil Ribeiro.

O problema é que o género de corticóide detectado não coincidia com o registado na receita médica enviada à UCI. Um desajustamento que a federação espanhol decidiu, agora, punir com a suspensão da licença desportiva de David Bernabeu.