Foi aos dezasseis anos que Pete Sampras jogou o seu primeiro torneio como profissional. O tenista de Washington, desde os sete anos de raquete na mão, só precisou de esperar dois anos para dar início a uma carreira cheia de títulos. Em 1990, conquistou o primeiro título da carreira em Filadélfia.

Nascido a 12 de Agosto de 1971, em Washington, Pete Sampras demonstrou bem cedo o gosto pelo ténis. E 1990 foi mesmo um ano de sorte para o tenista, tornando-se o mais jovem jogador (19 anos) a vencer o Open dos Estados Unidos. Com um total de cem ases durante as duas semanas de torneio, Sampras venceu o compatriota Andre Agassi na final, com os parciais de 6-4, 6-3 e 6-2.

Entre os grandes momentos da história de Sampras regista-se a vitória sobre Jim Courier na final do torneio de Wimbledon. A eficácia do seu serviço funcionou em pleno e o norte-americano conquistou o primeiro título no Torneio, repetindo-o em 1994, 1995, 1997, 1998, 1999 e 2000.

1994 foi o ano mais recheado de títulos (10). No Open da Austrália, esteve a dois pontos de perder frente a Kafelnikov, e apenas conseguiu vencê-lo por 9-7 no quinto set. Ultrapassadas as dificuldades para vencer o russo, Sampras saiu vitorioso da final, tornando-se no segundo tenista a conquistar três torneios do Grand Slam no mesmo ano, depois de Rod Laver o ter feito em 1969.

Em 1995, outro grande momento, desta vez, na Taça Davis. Sampras foi a chave para o triunfo dos Estados Unidos sobre a Rússia, apesar de ter terminado exausto a prova e de ter sido retirado em braços do corte pelos serviços médicos. No mesmo ano, novo encontro com Agassi numa final do Grand Slam e mais uma vitória no Open dos Estados Unidos.

Depois do último título conquistado em Londres, em 2000, no Torneio de Wimbledon, Pete Sampras levantou aquele que foi o último troféu da carreira em 2002, no Open dos Estados Unidos. De novo Agassi no caminho e mais uma vitória de Sampras na final.