Depois de ter ficado em branco na 5ª jornada, em que o Sporting empatou em casa com o Rio Ave, a uma bola, Fredy Montero voltou aos golos na visita a Braga, contribuindo para o triunfo leonino por duas bolas a uma.

O avançado recrutado aos Seattle Sounders inaugurou o marcador na «Pedreira», logo aos quatro minutos, na sequência de um canto na direita, cobrado por Jefferson. O colombiano apareceu ao primeiro poste e levou a melhor sobre Custódio, o marcador direto, cabeceando para o fundo da baliza defendida por Eduardo.

Montero reforçou assim a liderança da tabela de melhores marcadores, agora com sete golos marcados em seis rondas. Foi o quarto golo de cabeça do colombiano, depois de Arouca, Benfica e Olhanense.

Pode mesmo dizer-se que o ponta de lança leonino já marcou de todas as maneiras e feitios, inclusive com a coxa, na ronda inaugural. Curiosamente, regista apenas um golo com o pé direito, e de penálti, na vitória sobre a Académica, em Coimbra.

É preciso recuar quase trinta anos para encontrar um goleador leonino com registo melhor do que Montero à sexta jornada: em 1985/86 o histórico Manuel Fernandes conseguiu dez tentos em igual período. No século XXI nenhum avançado, seja do Sporting ou de outro emblema, conseguiu melhor registo em seis jornadas: Miklos Feher (2000/01) e Óscar Cardozo (2009/10) conseguiram os mesmos sete golos, conforma documenta o jornal «Record» na sua edição desta segunda-feira.

Já o jornal «A Bola» compara os registos de Montero e de Wolfswinkel, referindo que o holandês, vendido no início da época ao Norwich, tinha quatro golos à sexta jornada, e que precisou de nove jogos para atingir o registo atual do seu sucessor.

Dados estatísticos que atestam que Montero tem sido uma aposta ganha dos responsáveis leoninos. O avançado colombiano arrisca-se mesmo, por este andar, a fazer a melhor época de sempre, pelo menos no que diz respeito a golos marcados. O melhor registo reporta a 2008, quando, na sua última temporada ao serviço do Deportivo Cali, «El Avioncito» marcou dezasseis golos na Liga colombiana. Agora tem quase metade e ainda só estão cumpridas seis jornadas do campeonato português.

Em entrevista recente aos compatriotas da «Antena 2», Montero manifestou a intenção de «aproveitar a oportunidade de jogar num clube grande de Portugal» e falou na «felicidade de encontrar uma grande equipa, que joga com muita ambição e muita humildade também». «Acredito que ainda estamos numa fase de fortalecimento do grupo mas todos trabalhamos com a mesma mentalidade que é a de enfrentar cada jogo como se fosse o último», acrescentou.