* Enviado-especial do Maisfutebol ao Brasil

Jurgen Klinsmann, selecionador dos EUA, em declarações na sala de imprensa do Arena Amazónia após o empate 2-2 contra Portugal:

«Este jogo vai ser falado durante muito tempo. Estávamos praticamente com 6 pontos, e depois eles fogem no fim. A verdade é que nos sentimos sempre bem, mesmo a perder. Ao intervalo já dizíamos que quando caísse o primeiro, o jogo virava a nosso favor e podíamos ter marcado o terceiro antes do empate. No conjunto, foi um jogo fantástico. Os nossos adversários já nos respeitam. Agora vamos fazer tudo para dar tempo de recuperação, encontrar as famílias e preparar o último jogo.

[Vai ser preciso recuperar confiança, depois de desperdiçar apuramento no último lance?]

«Não vai ser preciso. Estamos a construir confiança, as nossas qualidades são cada vez mais visíveis. A forma como conseguimos controlar o jogo perante uma equipa forte como a portuguesa é animadora, o nosso espírito só pode ser muito bom».

«Temos de seguir em frente, aproveitar o ponto, mas foi uma chatice sofrer o empate daquela forma. Golos acontecem porque há erros. O Michael Bradley foi apanhado entre três ou quatro adversários, perdeu a bola e como estávamos desequilibrados apareceu o espaço para o Ronaldo cruzar. Só fiquei com pena de que o árbitro não desse mais 30 segundos, porque no pontapé de saída já estávamos a criar uma boa oportunidade quando ele apitou.