Depois da derrota de sábado, frente ao Galatasaray, para a Emirates Cup, o F.C. Porto voltou às vitórias, desta vez frente ao Nápoles, por 3-1.

Com o segundo jogo em dois dias e uma semana da Supertaça, Paulo Fonseca revolucionou o onze e, com um conjunto de jogadores à procura de lugar na equipa, conseguiu o que no sábado, não tinha logrado: marcar golos e vencer.

Veja como foi o jogo ao minuto

Mas a vantagem ampla não significa que o jogo tenha sido fácil. A primeira parte, com um ritmo muito pausado foi a menos interessante do encontro.

O F.C. Porto defrontou um Nápoles com uma defesa bem organizada, e um meio campo bom na recuperação de bola, que lançava contra-ataques rápidos. Nos dragões, Ghilas andava quase sempre sozinho na área, e o meio-campo falhou várias vezes nas funções defensivas.

Otamendi foi, literalmente, o seguro da primeira parte. Conseguiu sempre limpar os lances de perigo dos avançados do Nápoles que surgiam inesperadamente na área. E as coisas não melhoraram para os dragões quando o árbitro assinalou penalty para o Nápoles. Pandev foi chamado a bater e não perdoou.

Na segunda parte a equipa do F.C. Porto transformou-se. Herrera apareceu mais solto no jogo. Quintero começou a subir mais no terreno e, logo a abrir o segundo tempo, Ghilas, com um remate cruzado, fez o empate.

O Nápoles quebrou e os ataques portistas começaram a surgir com mais frequência e mais perigo. Ghilas, Varela, Quintero, Fernando e Iturbe (que entrou para o lugar de Quintero), fizeram a bola passar muito perto da baliza de Rafael. Mas viria a ser um jogador do Nápoles a fazer o segundo golo dos dragões. Fernandez tentava cortar após um cruzamento de Varela e fez o 2-1.

Paulo Fonseca continuava a mexer na equipa e, acabadinho de entrar, Licá, que teve uma prestação apagada no sábado, começou da melhor forma. Após um passe de bandeja de Dossena, controlou a bola e rematou junto à baliza, fazendo o 3-1 final.

O F.C. Porto fica agora à espera do resultado entre Arsenal e Galatasaray para saber a posição na Emirates Cup.

Ficha de jogo:

Marcadores:

1-0, Pandev, 42 minutos (gp).

1-1, Ghilas, 50.

1-2, Fernandez, 67 (pb).

1-3, Licá, 78.

Equipas:

Nápoles: Rafael, Zumiga (Novothny, 82), Fernández, Gamberini, Radosevic (Hamsik, 46), Dossena, Dzemaili, Calaiò (Higuain, 46), Callejón (Behrami, 73), Mertens e Pandev (Maggio, 56).

(Suplentes: Pepe Reina, Inler, Albiol, Hamsík, Maggio, Valon Behrami, Armero, Miguel Britos, Lorenzo Insigne, Novothny).

FC Porto: Helton, Fucile, Otamendi, Mangala, Alex Sandro (Ricardo, 65), Fernando, Josué (Carlos Eduardo, 76), Herrera (Tiago Rodriguez, 89), Varela (Licá, 76), Quintero (Iturbe, 72) e Ghilas (Reyes, 82).

(Suplentes: Tiago Rodrigues, Licá, André Castro, Maicon, Carlos Eduardo, Reyes, Iturbe, Fabiano Freitas, Danilo, Ricardo, Jackson).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Dossena (65).